JOTRAN
Jovens Transformando Nações

 

 

O que é e como surgiu a JOTRAN?
     A sigla significa Jovens Transformando Nações. O versículo base é Romanos 12:2: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”. Sabemos que Deus é quem de fato transforma através do Espírito Santo, que nos convence do pecado e da justiça, mas Ele nos usa para levarmos a palavra de transformação e libertação às pessoas perdidas. Elas verão que há algo de diferente em nós, que elas não têm, mas que precisam ter.
     Muitos de nossos jovens tinham o desejo de servir a Deus como missionários, mas enxergavam esse trabalho como uma desistência de boa parte de seus sonhos como ter uma casa, sua faculdade, seu emprego, por exemplo. Além disso, muitos eram tímidos e assustava a idéia de terem que ir sozinhos falar de Deus a outras pessoas. No entanto, em janeiro deste ano, missionários bolivianos estiveram em nossa igreja e todos eles pertenciam à Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo. Todos eles estavam ou trabalhando ou fazendo suas faculdades. Além disso, sempre faziam os trabalhos evangelísticos juntos. Com eles aprendemos que não é preciso desistir de todos os seus sonhos para servir a Deus.
     Muitas reuniões de planejamento foram feitas e no dia 24 de Março iniciou-se a JOTRAN, que é uma organização missionária jovem cujo objetivo é incentivar os seus membros a servirem a Deus em todo o seu tempo livre, sem ter que abandonar os estudos, a carreira e coisas do tipo. Nos reunimos aos sábados e as atividades realizadas são sempre feitas em grupo, para que não haja timidez e um fortaleça o outro.

Como são as reuniões e o trabalho da JOTRAN?
     Temos reuniões para orarmos, estudarmos a bíblia, entoarmos louvores a Deus e conhecer o trabalho de outros missionários e instituições missionárias. Também nos informamos e conversamos sempre sobre a igreja perseguida em todo mundo. Essa é a nossa preparação teórica. Além disso, uma vez por mês, no mínimo, temos saídas para realizarmos atividades práticas de evangelismo. Nosso objetivo é fazer missões locais constantemente, uma vez por ano fazer um trabalho nacional e uma vez a cada três anos fazer um trabalho internacional.

Quais atividades já foram realizadas?

     1- Trabalho evangelístico em uma casa de recuperação de dependentes químicos

     Neste dia o culto ficou sob nossa responsabilidade. Cantamos, houve coreografia, mensagem e uma peça muito impactante. Aconteceram 14 decisões por Cristo e estas vidas passaram a ficar sobre os cuidados dos líderes da instituição que tem direção cristã evangélica. Abaixo há algumas fotos deste trabalho.

 2- Visita ao CIEM
          Levamos os jovens para conhecer a instituição que tem formado missionários para trabalharem com os mais diversos públicos. Eles puderam conhecer as instalações dos alunos que moram lá, a biblioteca, alguns trabalhos dos batistas cariocas (como a casa da amizade), participaram do culto dirigido pela 5ª turma dos Radicais, puderam comprar literatura cristã com preços reduzidos, entre outras coisas. Abaixo estão algumas fotos desse dia.

3- Sala de Oração pelo Peru
    Os missionários Karina Dias e Márcio Queiroz estiveram em nossa igreja para falar do trabalho que eles estarão desenvolvendo no Peru. É um trabalho de preparação e coordenação de missionários locais, que estarão evangelizando os nativos. Neste dia foi montada a sala de oração pelo Peru, onde as pessoas que nela entravam podiam conhecer mais sobre o país, sua cultura, seu povo e, principalmente, as necessidades espirituais dele. Em seguida orávamos pelos pedidos que os próprios missionários deixaram conosco. Abaixo as fotos do grupo que trabalhou neste evento.

Outras informações
      Estaremos a partir de Julho de 2012, enviando contribuições financeiras para dois missionários formados na 5ª turma de Radicais. Um deles estará trabalhando na Cristolândia implantada em Brasília e o outro na Cristolândia de Recife. Além destes, a JOTRAN assumiu o compromisso de contribuição com a Missionária Arminda Moscoso, da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, que está atuando na evangelização de estudantes brasileiros das faculdades bolivianas, principalmente as de medicina.

Pedidos de Oração
1- Ore para que possamos honrar com os compromissos financeiros assumidos.
2- Ore também pelas atividades evangelísticas que estaremos desenvolvendo nos próximos meses.
3- Ore para que o Senhor continue sendo o centro de nossas vidas, a razão principal de tudo o que fazemos.
4- Ore para que o grupo se mantenha unido na presença de Deus e resistente às ciladas de Satanás.

Desejando maiores informações... faça contato através do e-mail: jotran@ibpsb.org.br

     Que Deus a todos abençoe!

     Atenciosamente,


Dérick Mendes Bandeira
Presidente da JOTRAN